quarta-feira, 9 de junho de 2010

O CONTO DA VAQUINHA

Um sábio passeava na floresta com seu discípulo. Avistou uma casinha pobre, aos pedaços. Nela moravam um casal e três filhos. Todos mal vestidos e magros aparentando subnutrição.
O sábio perguntou ao chefe da família como eles sobreviviam, se não havia horta nenhuma nem animais? O homem respondeu: "Nós temos uma vaquinha que fornece alguns litros de leite por dia. Uma parte dele tomamos e a outra parte trocamos na cidade por alimentos, roupas e assim vamos vivendo!".
O sábio agradeceu e saiu novamente pelo seu caminho. Logo adiante avistou a vaquinha e disse a seu discípulo: "Pegue aquela vaquinha e a empurre desfiladeiro abaixo". Mesmo sem compreender a ordem, o discípulo a cumpriu, mas ficou pensando na maldade do sábio, mandando matar a única fonte de subsistência daquela família. Aquilo não saiu de sua cabeça por um bom tempo.
Anos depois, passando pelo mesmo lugar, o discípulo lembrou-se da família e do episódio da vaquinha. Resolveu voltar àquela casa e ... surpresa! No lugar da pobre casinha havia uma bela casa, um pomar ao redor, várias cabeças de gado, um trator novo.
Na porta da casa avistou o mesmo pai, a mulher e os filhos, todos bem vestidos aparentando saúde. Ele logo perguntou a razão da mudança e o homem respondeu:
"Tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Sem ela tivemos que nos virar, fazer coisas que nunca antes tínhamos feito. Começamos a plantar, criar animais, usar a nossa cabeça para podermos sobreviver e vimos ser capazes de fazer coisas que nunca tínhamos imaginado, que achávamos impossíveis.
Sem a vaquinha a gente foi a luta, pois se ficassemos parados iriamos acabar morrendo de fome!

Moral da história: As vezes é preciso sairmos de um estado de acomodação, a chamada "zona de conforto" e partir para luta, a trajetória não será fácil, mas o resultado final pode apostar que será o melhor possível.

3 comentários:

Tia Leda Transporte Escolar disse...

Passei por acaso , li por curiosidade , guardei pela sabedoria !Parabéns pelo blog !

Marilena R. disse...

Gostei *

Unknown disse...

poxa,show de bola seu blog ta valendo!brigadão!!!=]