QUANDO UMA EMPRESA FAZ UMA SELEÇÃO PARA RECRUTAR NOVOS VENDEDORES É COMUM O ENTREVISTADOR FAZER A SEGUINTE PERGUNTA AO CANDITADO: “VOCÊ JÁ TRABALHOU COM VENDAS?” A PARTIR DAÍ, O FATOR CHAVE PARA QUE O CANDITADO SEJA ESCOLHIDO NA SELEÇÃO SERÁ A EXPERIÊNCIA QUE ELE TEVE COMO VENDEDOR EM OUTRAS EMPRESAS.
MAS O QUE ACONTECERIA SE A PERGUNTA A SER FEITA AO CANDIDATO FOSSE: “VOCÊ SABE VENDER E SE CONSIDERA UM BOM VENDEDOR?” APOSTO QUE POUCOS RESPONDERIAM COM PLENA CERTEZA A ESSA PERGUNTA.
SABER VENDER VAI MUITO ALÉM DE APENAS TRABALHAR COMO VENDEDOR, POIS UMA PESSOA PODE PASSAR A VIDA TODA EXERCENDO ESSA PROFISSÃO E AINDA ASSIM NÃO DOMINAR A FANTÁSTICA ARTE DE VENDER.
NÃO ESTOU QUERENDO DIZER QUE A EXPERIÊNCIA NÃO TENHA SUA IMPORTÂNCIA. PELO CONTRÁRIO, ELA AJUDA E MUITO, AFINAL DE CONTAS NIGUÉM, ATÉ HOJE, JÁ NASCEU SENDO VENDEDOR. VENDER NADA MAIS É QUE UMA CIÊNCIA. E TENHA A CERTEZA DE QUE TODO VENDEDOR BEM SUCEDIDO ADQUIRIU, A MUITO CUSTO, CONHECIMENTOS APLICADOS REFERENTES A TAL CIÊNCIA, QUE LHE DESENVOLVESSEM CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA O SUCESSO.
STEPHEN R COVERY CERTA VEZ DISSE: “A MOTIVAÇÃO É UM FOGO INTERIOR. SE ALGUÉM TENTAR ACENDER ESSE FOGO EM VOCÊ, ELE PROVAVELMENTE QUEIMARÁ, MAS POR MUITO POUCO TEMPO.” ELE TEM TODA RAZÃO, PARA TUDO QUE FAÇAMOS NA VIDA DEVEMOS ESTAR MOTIVADOS E PARA VENDER BEM NÃO É DIFERENTE. DEVE EXISTIR ANTES DE TUDO UM INTERESSE DO PROFISSIONAL DE VENDAS EM OBTER SUCESSO, QUERER SER SEMPRE O MELHOR, O NÚMERO 1. E PARA ISSO É NECESSÁRIO UMA AUTOMOTIVAÇÃO CONSTANTE E INTENSA, UMA CHAMA INTERNA, QUE NUNCA SE APAGA, CASO CONTRÁRIO, DE NADA ADIANTARÁ AS METAS QUE ELE RECEBER DA GERÊNCIA, POIS MESMO EXISTINDO INCENTIVOS FINANCEIROS PARA BATÊ-LAS, A MOTIVAÇÃO APENAS PELO DINHEIRO NÃO O LEVARÁ AO PLENO SUCESSO.
PARA ESTAR MOTIVADO, O VENDEDOR TEM QUE GOSTAR DO QUE FAZ. CERTA VEZ, AO SER ENTREVISTADA EM UM PROGRAMA DE TV, UMA EMPRESÁRIA MUITO BEM SUCEDIDA, DISSE A SEGUINTE FRASE: “TRATO BEM MEUS VENDEDORES, POIS VENDEDOR É AQUELA PESSOA QUE NÃO DEU CERTO EM NADA NA VIDA, DAÍ RESOLVEU SER VENDEDOR.” OBVIAMENTE, ESSE MODO DE PENSAR NÃO É CORRETO. O CENÁRIO COMERCIAL TEM MUDADO ABRUPTAMENTE. HOJE TUDO É VENDA E TODO MUNDO, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, É UM VENDEDOR.
A TODA HORA A TODO INSTANTE ALGUÉM VENDE ALGO! MESMO QUE NÃO SE TRABALHE DIRETAMENTE COM O PÚBLICO CONSUMIDOR. VOCÊ VENDE, POR EXEMPLO, PARA SEU CHEFE A IMAGEM E A IDEIA DE QUE É UM BOM PROFISSIONAI, CASO O CONTRÁRIO NÃO FIDELIZA SEU CLIENTE (O CHEFE), E O RESULTADO NEGATIVO DISSO PODE VIR A SER A DEMISSÃO.
O CLIENTE PODE SER UM GRANDE ALIADO NA HORA DE ATRAIR NOVOS CLIENTES. UMA REVISTA DE NEGÓCIOS PUBLICOU UMA MÁTERIA FALANDO SOBRE ISSO: UMA EMPRESA QUE OFERECE SERVIÇOS DE RÁDIO PELO CELULAR NO INÍCIO DO ANO PASSADO PERCEBEU QUE CADA VEZ MAIS CLIENTES PASSARAM A INCENTIVAR FAMILIARES E AMIGOS A ADERIREM A UM PLANO DA OPERADORA. A EMPRESA RESOLVEU MAPEAR OS CLIENTES COM MAIS DA METADE DA CONTA CONCENTRADA EM LIGAÇÕES PARA DOIS OU TRÊS NÚMEROS TELEFÔNICOS. A OPERADORA PASSOU A CONTATÁ-LOS DIRETAMENTE, OFERECENDO REDUÇÕES DE ATÉ 40% NA CONTA, CASO ELES INDICASSEM NOVOS POTENCIAIS CLIENTES. RESULTADO: HOJE 40% DOS USUÁRIOS QUE ADERIRAM À OPERADORA, CERCA DE 100.000 NOVOS CLIENTES, SÃO AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO OU FAMILIARES DE CLIENTES MAIS ANTIGOS.
ATENTE-SE BEM PARA ISSO, POIS O CLIENTE EM SI NÃO É APENAS UM CLIENTE, ELE TAMBÉM É UM POTENCIAL VENDEDOR, E AO FINALIZAR A NEGOCIAÇÃO, O BOM VENDEDOR TEM QUE TER VISÃO PARA ENXERGAR ISSO.
SE VOCÊ É VENDEDOR E NÃO ANDA VENDENDO TÃO BEM ASSIM, COMECE A REVER SEUS CONCEITOS. APRENDA A SE COMUNICAR BEM, SORRIA MAIS, SEJA PRESTATIVO, FAÇA CURSOS DIVERSIFICADOS NA ÁREA DE VENDAS, PARTICIPE DE PALESTRAS, LEIA MUITO SOBRE O ASSUNTO (REVISTAS, LIVROS, INTERNET), BUSQUE NOVAS IDEIAS, SEJA EMPÁTICO AO LIDAR COM SEU CLIENTE, PROCURE VENDER O QUE VOCÊ GOSTA OU TENTE GOSTAR DO QUE VOCÊ VENDE, E NÃO ESQUEÇA DE SE PERGUNTAR SEMPRE: EU SEI VENDER?
TEXTO ESCRITO E PUBLICADO POR JOÃO MARIA M SOUZA NO PORTAL EU SEIVENDER.COM.BR EM OUTUBRO DE 2009.
TEXTO ESCRITO E PUBLICADO POR JOÃO MARIA M SOUZA NO PORTAL EU SEIVENDER.COM.BR EM OUTUBRO DE 2009.
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