terça-feira, 23 de setembro de 2008

Saber pedir


Graças ao grande sucesso de livros como “O Segredo” e outros do gênero, pedir está na moda. Frases como “peça ao universo”, “peça, acredite e receba” tornaram-se quase que mantras do nosso tempo. O curioso é que, à medida que o foco se volta para esses “pedidos cósmicos”, acabamos esquecendo de outro tipo de pedido, bem mais concreto e pragmático: o que fazemos a outro ser humano.


Muitas vezes oscilamos entre duas atitudes: ou exigimos em vez de pedir, ou simplesmente não pedimos, por acreditar que os outros devem simplesmente adivinhar o que queremos. No entanto, saber pedir algo, seja ao seu chefe, seja aos seus colaboradores, é um elemento fundamental da boa comunicação. Pense um pouco: será que você sabe como pedir ajuda, informações, esclarecimentos, orientações ou a execução de uma tarefa?


Com freqüência culpamos os outros por não fazer o que pedimos, mas raramente paramos para pensar se estamos pedindo da maneira certa. E qual seria a maneira certa? Com clareza, objetividade e educação, sem arrogância e sem hesitações. Afinal, é preciso saber pedir para receber o que se quer.

Nenhum comentário: