Muitos dos que aspiram a posições de liderança sentem-se atraídos pela aura de poder que cerca a figura do líder. Eles acreditam que o principal apelo que a liderança oferece é a oportunidade de “mandar e ser obedecido”.
A sensação de poder inebria o ego, e é aí que muitos líderes se perdem. Se dar ordens é uma das atribuições do líder, existe uma outra atribuição sem a qual nenhuma liderança se consolida de maneira eficaz: o líder também precisa aprender a servir. O verdadeiro líder é aquele que serve à sua empresa. E para fazer isso, ele precisa servir também aos seus funcionários. Servir aos funcionários significa oferecer condições para que eles possam crescer na empresa e desenvolver o seu potencial. Significa saber ouvi-los, saber orientá-los, saber motivá-los – enfim, saber liderar.
O líder que espera ser servido sem jamais servir não é um líder: é um impostor, mais interessado em jogos de poder do que em liderança eficaz. E os efeitos negativos disso logo se farão sentir no desempenho dos funcionários e da própria empresa.
“O maior exemplo de líder servidor que conhecemos foi Jesus Cristo. James C. Hunter fala bem dessa liderança em seu livro O monge e o executivo; Conhecer a diferença entre autoridade e poder é essencial para qualquer líder!"
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