sábado, 30 de maio de 2009

ESFORÇO DE FORMA CORRETA


O esforço e a dedicação são qualidades sempre lembradas quando o assunto é chegar ao sucesso. “Esforce-se e você vai chegar lá” é uma frase que ouvimos com freqüência. O que dizer então daqueles que se esforçam até demais, mas sentem que não estão chegando a lugar algum? Será que essa história de esforço não passa de conversa fiada? De algo que às vezes funciona, às vezes não, dependendo da “sorte” de cada um? Se temos essa impressão é porque a frase está incompleta. O que se deveria dizer é: “Esforce-se corretamente e você chegará lá”. O esforço incorreto – ou seja, inconsciente e mal direcionado – não passa de um tremendo desperdício de energia. É o que nos faz ficar numa situação semelhante à de Alice no País das Maravilhas, naquela passagem na qual, depois de muito correr, ela percebe que se encontra exatamente no mesmo lugar.
Talvez possamos entender melhor o que é o esforço correto se observarmos o princípio budista que tem o mesmo nome. O esforço é correto quando é dirigido da forma certa, para os objetivos certos. E como se chega a isso? Um bom caminho consiste em observar os demais princípios. Se pensar bem, você verá que todos estão interligados e que nenhum pode funcionar adequadamente sem o outro. Esse conjunto de oito princípios é chamado pelos budistas de Senda Óctupla. Mas não é preciso vê-lo dentro de um contexto religioso. Seja qual for sua religião, ou mesmo que você não tenha nenhuma, um pouco de bom senso em nosso dia-a-dia nunca é demais. Além do esforço correto, os outros princípios são:
Palavra correta – ser responsável pelo que você diz, evitar palavras que instigam reações negativas.
Ação correta – ser ético e agir de acordo com o que você pensa. Meio de vida correto – ganhar seu sustento de forma honesta, sem explorar seus semelhantes.
Atenção correta – saber discernir o que é realmente importante. Concentração correta – manter o foco e não se dispersar.
Pensamento correto – usar sua mente a favor, e não contra você. Compreensão correta – desenvolver uma visão ampla e sem preconceitos de si mesmo, dos outros e do mundo.


Fonte: Ricardo Bellino

Um comentário:

Anônimo disse...

enter anatomy catastrophe vendors zhang murxzr labels clears antibodies integral altitude
semelokertes marchimundui