quarta-feira, 4 de março de 2009

5 FRASES PROIBIDAS DE USAR NO TRABALHO


Saiba quais atitudes podem impedir você de conseguir um emprego ou ser promovido

1. ''Chefe, a Vanessa está fazendo corpo mole''
Por que pega mal: Ninguém gosta de trabalhar com quem fala mal dos outros pelas costas. ''Ochefe e os colegas perdem a confiança em você'', diz o professor deexpressão verbal Reinaldo Polito. ''A qualquer momento, você poderá falarmal deles também.''Qual a atitude certaSe a colega de trabalho está mesmo fazendo corpo mole e isso prejudica oseu trabalho, converse com ela. Diga o que você pensa e explique como afalta de empenho dela atrapalha o seu rendimento. Essa é a atitude maiscorreta. Para o chefe, o ideal é falar somente bem das pessoas quedesempenham um bom trabalho. Sobre as que não merecem o seu elogio, nãofale nada.
2. ''Eu não ganho pra isso''
Por que pega mal: Essa frase é usada como reclamação por quem não quer assumir uma tarefa deoutro setor. Ela transmite uma péssima impressão, segundo Elaine Saad,vice-presidente da divisão paulista da Associação Brasileira de RecursosHumanos. ''Ela passa a imagem de alguém que se recusa a colaborar com aempresa'', diz.Qual a atitude certaO funcionário não deve se limitar à sua função. Receber uma novaincumbência deve ser visto como uma oportunidade de mostrar que você podeser ainda mais útil à empresa.
3. ''Ontem saí com um gato...''
Por que pega mal:
Os colegas de trabalho não são seus amigos. Um ou outro até pode vir a setornar seu confidente, mas, em geral, assuntos pessoais devem ficarreservados para os encontros fora da empresa. No trabalho, essas revelaçõescostumam se transformar em fofoca - e você corre o risco de ficarmalfalada.Qual a atitude certaNão fique contando detalhes sobre sua vida mais íntima. Se alguémperguntar, fale que seu relacionamento está indo muito bem. Isso valetambém para outras questões de sua vida pessoal, como brigas com o maridoou o namorado. Assim, você não será alvo da maledicência alheia.
4. ''Qualquer emprego que você me der eu vou gostar''
Por que pega mal: Se você preenche ficha ou participa de uma entrevista numa empresa, deveinformar quais funções pode desempenhar bem e por quê. Quem se oferece paratudo, no fundo, demonstra estar desesperado ­- e as empresas não gostamdisso.Qual a atitude certaO correto é se informar sobre a empresa e, assim, falar sobre o querealmente quer", diz Sara Behmer, vice-presidente de RH da Avon.
5. ''Cheguei tarde porque o ônibus atrasou...''
Por que pega mal: O problema, de acordo com a consultora Elaine Saad, não é usar a frase numdia em que realmente o ônibus atrasou. Mas, se você usa esse tipo dedesculpa com freqüência, pega mal. O chefe percebe que você não administrabem o seu tempo e, pior, não assume os próprios erros.Qual a atitude certaAdministre melhor o seu tempo. O melhor a fazer é sair mais cedo de casa.Assim, você evita contratempos. Lembre-se de que o pneu do ônibus podemesmo furar ou o metrô se atrasar. Saindo antes de casa, esses problemasnão a impedirão de chegar no horário.

Um comentário:

Danilo disse...

Valeu pelas dicas, são muito boas.

Observei que já cometi erros destes tipos.