quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A ARTE DA GUERRA - CAPÍTULO 12

O ATAQUE PELO FOGO
Há cinco modos de atacar com fogo. O primeiro é queimar o inimigo que se agrupa; o segundo é queimar suas provisões e propriedades; o terceiro, seus equipamentos; o quarto, seus arsenais e munições; e o quinto, suas provisões de reabastecimento.
Atacar com fogo requer algumas medidas. Materiais por atear fogo devem estar sempre à mão. Há épocas mais favoráveis para lançar um ataque pelo fogo e dias adequados para atear fogo. A época favorável para lançar um ataque pelo fogo é quando o tempo está seco; os dias adequados para atear fogo são aqueles em que a lua está na posição das constelações da Cesta dos Ventos, do Muralha, da Asa ou do Estribo. Pois, quando a lua está nessas posições, ventos fortes subirão.
Quando atacar pelo fogo, você deve conduzir o combate com condutas apropriadas, de acordo com as situações diferentes causadas pelos cinco tipos de ataque pelo fogo.
Qualquer exército deve saber sobre as diversas situações com relação aos cinco tipos de ataque pelo fogo e tem que continuar esperando pelo momento oportuno.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

HUMORTIVAÇÃO - GESTÃO EXTRATÉGICA

AULA 2
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio. O gênio diz:
- Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês!!!
- Eu primeiro, eu primeiro. - grita um dos funcionários - Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida ... Pufff e ele foi .
O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido:
- Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pina coladas !!! Puff e ele se foi .
- Agora você - diz o gênio para o gerente ...
- Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço para uma reunião!
Conclusão:
*Deixe sempre o seu chefe falar primeiro*.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A ARTE DA GUERRA- CAPÍTULO 11

Os tipos de situação

Em operações militares, o terreno pode ser classificado de acordo com nove posições geográficas e que interferem no modo de executar as operações militares. Desta forma, os tipos de terreno são os seguintes : o dispersivo, o marginal, o contencioso, o aberto, o convergente, o crítico, o difícil, o cercado e o desesperado.
Nunca lute em terreno dispersivo;

  • Nunca permaneça em terreno marginal;

  • nunca ataque um inimigo que primeiro alcançou um terreno contencioso;

  • nunca permita que se bloqueiem as comunicação do exército em terreno aberto;

  • Forme alianças com príncipes de estados vizinhos em terreno convergente;

  • Saqueie os recursos do inimigo para as suas provisões em território sério;

  • Atravesse, rapidamente, os terrenos difíceis;

  • Elabore planos e estratagemas para atravessar os terrenos cercados;

  • E trave uma batalha com todas as suas forças em território desesperado.

O sucesso das operações militares reside na descoberta das intenções do inimigo e no esforço para identificar seus pontos fracos.
Concentre sua força sobre o inimigo e você poderá matar o seu comandante mesmo se estiver a uma distância de mil li.
Isto é chamado de "conquistar um objetivo de forma astuta e engenhosa."

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

HUMORTIVAÇÃO - GESTÃO EXTRATÉGICA

AULA - 1
Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair e está se enxugando. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender a porta a mulher desiste, se enrola na toalha e desce as escadas. Quando ela abre a porta, vê o vizinho Nestor em pé na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Nestor diz:
- Eu lhe dou 3.000 reais se você deixar cair esta toalha!!! Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Nestor então entrega a ela os 3.000 reais prometidos e vai embora. Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e volta para o quarto..Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Nestor, o vizinho da casa ao lado, diz ela.
- Ótimo! Ele lhe deu os 3.000 reais que estava me devendo?

Conclusão:*Se você compartilha informações a tempo, você pode prevenir exposições desnecessárias *.