segunda-feira, 23 de agosto de 2010

LAPIDE SEUS TALENTOS

O diamante é um mineral encontrado na natureza e objeto de desejo do homem há séculos. Ao ser encontrado em seu estado bruto, não apresenta tanta beleza e seu valor é muito pequeno.
Cabe a um especialista identificar o potencial desta pedra e lapidá-la de forma perfeita para assim multiplicar por milhares de vezes sua beleza e valor. Cada diamante é único. Como uma impressão digital, não há dois idênticos.
Dentro das organizações, os colaboradores são como os minerais. Alguns são mais valiosos que os outros, alguns são mais procurados pelo mercado ou melhor transformados, mas há aqueles que ainda estão em seu estado bruto e precisam da visão de um profissional para poder multiplicar seus resultados e valor, lapidando-o, assim um diamante.
Nem sempre a pouca qualidade dos profissionais dentro das equipes estão ligados diretamente aos próprios profissionais, mas sim aos seus gestores que não têm uma boa visão de potencial estratégico, comportamental e de gestão de pessoas.
É muito mais fácil identificar dez grandes problemas a apresentar uma excelente solução. Algumas vezes, os gestores identificam apenas os problemas e não se propõem a apresentar soluções, identificando talentos, habilidades e competências de suas equipes e lapidando-as de forma a obter o melhor resultado com maior satisfação, comprometimento e realização de todos.
Como um especialista em diamantes, o gestor de equipes precisa estar consciente que não há dois profissionais iguais. Cada um é único, tem seu brilho, seu valor, suas habilidades e competências e seu potencial. O tamanho do brilho obtido por este profissional dependerá da capacidade do especialista em lapidar as habilidades e competências. E assim como um diamante com perfeita
lapidação, um profissional totalmente preparado pelo mercado, com certeza, será mais desejado pelo mercado e com maior valor para sua “aquisição”.
Abraham Lincoln disse: “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado." Que tal passar mais tempo lapidando sua equipe em vez de gastá-lo buscando novas pedras preciosas prontas?

Fonte: Wagner Campos

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cão Que Ladra Não Morde

Um jovem guerreiro certa vez perguntou ao mestre quem era o melhor de todos no uso da espada. O mestre respondeu: “Está vendo aquela rocha? Vá até lá e lute contra ela”. O guerreiro recusou e disse: “Isso é perda de tempo. Vou acabar quebrando minha espada e a rocha vai permanecer intacta”. O mestre então observou: “O melhor guerreiro é o que se parece com a rocha. Sem desembainhar a espada, ele consegue convencer os outros de que é inútil tentar atacá-lo”.
Essa é uma importante lição para nosso dia-a-dia profissional. Em vez de se desgastar com demonstrações de poder, preocupe-se apenas em respeitar e ser respeitado. Como diz o ditado, cão que ladra não morde. Exibições gratuitas de autoritarismo no fundo não passam de um sinal de fraqueza.


Fonte: Ricardo Bellino

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MUDANÇAS

Gandhi dizia: seja você mesmo a mudança que você quer ver no mundo. Suas sábias palavras nos lembram que as verdadeiras mudanças devem começar de dentro para fora. Pense nisso na hora de planejar as mudanças que você deseja implantar em sua vida profissional em 2010. Se os seus planos incluem trocar de emprego, ganhar mais, obter uma promoção, iniciar seu próprio negócio ou expandir o que você já tem, comece refletindo a respeito do que você deveria mudar em suas atitudes, comportamento e maneira de pensar para que esses planos possam produzir resultados eficazes. Afinal, não adianta apenas desenvolver estratégias brilhantes. É preciso, também, estar preparado para executá-las.


Fonte: Ricardo Bellino