sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A ARTE DA GUERRA - CAPÍTULO 10

O TERRENO

Na natureza, existem diferentes tipos de terreno: o acessível, o traiçoeiro, o duvidoso, o estreito, o acidentado e o distante.

Acessível
É aquele que apresenta-se fácil tanto para as suas tropas como para as do inimigo. Se você entrar em uma região acessível, você deverá ocupar posições altas e ensolaradas e manter suas linhas de provisão desimpedidas. Assim, será conveniente para você lutar com o inimigo.
Traiçoeiro
É aquele que é fácil para você entrar, mas difícil para sair. Nesse terreno, se você encontrar o inimigo e ele estiver desprevenido, então você o derrotará. Porém, se o inimigo estiver preparado e se você lançar um ataque, você pode não só ser derrotado, como também, terá um terreno difícil para bater em retirada. Essa é a desvantagem desse tipo de terreno.
Duvidoso
É aquele que mostra-se difícil tanto para o inimigo como para as suas tropas. No terreno duvidoso, mesmo que o inimigo tente atraí-lo para combater, você não deve morder a isca, mas fingir que está em retirada. Quando as tropas do inimigo estiverem, então, a meio caminho, em perseguição a você, você poderá golpeá-los. Esta é a vantagem do terreno duvidoso.
Estreito
É aquele que apresenta um vale entre duas montanhas. Se você ocupa este tipo de terreno, você deverá bloquear as passagens estreitas com guarnições fortes e esperar pelo inimigo. Se o inimigo ocupou esse terreno antes e bloqueou estas passagens estreitas, você não deverá perseguí-lo. Se o inimigo não bloqueou essas passagens, você poderá procurá-lo.
Acidentado
É aquele que contém rios, montanhas, escarpas, colinas e cristas. Se você atingir um terreno alto e acidentado antes do inimigo, você deverá ocupar uma posição alta, do lado ensolarado, e esperar pelo inimigo que se aproxima. Se as forças inimigas controlarem este tipo de terreno, você deverá retirar suas topas e não perseguí-lo.
Distante
É aquele que apresenta distâncias consideráveis entre os campos oponentes. Neste tipo de terreno, se as vantagens de suas tropas e das tropas inimigas se equivalem, certamente, não será fácil atrair o inimigo para uma batalha. Do mesmo modo, será desvantajoso levar a batalha até ele.


Portanto, estes são os modos para tirar proveito dos seis tipos diferentes de terreno para lutar. Os generais têm a responsabilidade mais alta para investigá-los cuidadosamente.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PÃO COM MANTEIGA


Conta a história que um casal tomava café da manhã no dia de suas bodas de prata. A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo. Ela pensou: “Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por 25 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida".
Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse: "Muito obrigado por este presente, meu amor... Durante 25 anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!" Moral da história:
1. Você precisa dizer claramente o que deseja, não espere que o outro adivinhe...
2. Você pode pensar que está fazendo o melhor para o outro, mas o outro pode estar esperando outra coisa de você...
3. Deixe-o falar, peça-o para falar e quando não entender, não traduza sozinho. Peça que ele se explique melhor.
4. Esse texto pode ser aplicado não só para relacionamento entre casais, mas também para pais/filhos, amigos e mesmo no trabalho.
PS: Tão simples como um pão com manteiga

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

IDÉIAS + TRABALHO + AUTO ESTIMA = SUCESSO

"Na natureza nada se cria, nada se perde tudo se transforma" (Lavoisier). É com esse conceito que, no mundo dos negócios, velhas idéias são aperfeiçoadas e atingem o sucesso que os criadores iniciais não tiveram.
Mas o que poderá ter faltado na idéia inicial? Faltou a idéia ser boa? Faltou trabalho? Esses fatores são necessários sem dúvida alguma, mas não devemos esquecer um fator chave para que a idéia atinja o seu pleno sucesso: A auto estima do criador.
Se o criador não tiver auto estima suficiente para enfrentar os desafios que irão surgir, acreditando sempre no sucesso de sua idéia, por mais que ele trabalhe duro, o empreendimento tão desejado estará fadado ao fracasso!
Devemos sempre acreditar em nós mesmos, não esperando elogios ou reconhecimentos dos outros, sim pois essas coisas são raras. Temos que ter uma auto motivação interna e não se deixar abalar pelas críticas.
Acreditem, no mundo dos negócios é assim: IDÉIAS + TRABALHO + AUTO ESTIMA = SUCESSO