terça-feira, 30 de setembro de 2008

DICA DE LIVRO: A ARTE DA GUERRA - SUN TZU

A arte da Guerra é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados. Não surpreende vê-la citada em filmes como Wall Street (Oliver Stone, 1990) e constantemente aplicada para solucionar os mais recentes conflitos do nosso dia-a-dia.
A arte da guerra é uma das ferramentas mais valiosas para o crescimento pessoal e profissional nos dias atuais.
O blog MUNDO CORPORATIVO S/A postará um resumo de todos os 13 capítulos (um a cada semana) desta fantástica obra milenar.
Comece a planejar suas metas e objetivos baseados nos mandamentos e estratégias fundamentais para alcançar o sucesso.

Capítulo 1 - ESTIMATIVA
As operações militares devem ser conduzidas para uma vitória rápida e não como campanhas prolongadas.
Então, o chefe que está versado na arte de guerra, torna-se o senhor para determinar o destino das pessoas e controlar a segurança da nação.
Para prever-se o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossas próprias condições e as de nosso inimigo, baseados em cinco fatores.
Os cinco fatores são os seguintes: caminho, clima, terreno, comando e doutrina
O comandante que leva em consideração minhas afirmações ou estratagemas ganhará as batalhas e permanecerá à frente de suas tropas. Se ele não seguir estes conselhos, sofrerá derrotas e será afastado.


"Sun Tzu disse: Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada"

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Saber pedir


Graças ao grande sucesso de livros como “O Segredo” e outros do gênero, pedir está na moda. Frases como “peça ao universo”, “peça, acredite e receba” tornaram-se quase que mantras do nosso tempo. O curioso é que, à medida que o foco se volta para esses “pedidos cósmicos”, acabamos esquecendo de outro tipo de pedido, bem mais concreto e pragmático: o que fazemos a outro ser humano.


Muitas vezes oscilamos entre duas atitudes: ou exigimos em vez de pedir, ou simplesmente não pedimos, por acreditar que os outros devem simplesmente adivinhar o que queremos. No entanto, saber pedir algo, seja ao seu chefe, seja aos seus colaboradores, é um elemento fundamental da boa comunicação. Pense um pouco: será que você sabe como pedir ajuda, informações, esclarecimentos, orientações ou a execução de uma tarefa?


Com freqüência culpamos os outros por não fazer o que pedimos, mas raramente paramos para pensar se estamos pedindo da maneira certa. E qual seria a maneira certa? Com clareza, objetividade e educação, sem arrogância e sem hesitações. Afinal, é preciso saber pedir para receber o que se quer.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Liderar e servir


Muitos dos que aspiram a posições de liderança sentem-se atraídos pela aura de poder que cerca a figura do líder. Eles acreditam que o principal apelo que a liderança oferece é a oportunidade de “mandar e ser obedecido”.

A sensação de poder inebria o ego, e é aí que muitos líderes se perdem. Se dar ordens é uma das atribuições do líder, existe uma outra atribuição sem a qual nenhuma liderança se consolida de maneira eficaz: o líder também precisa aprender a servir. O verdadeiro líder é aquele que serve à sua empresa. E para fazer isso, ele precisa servir também aos seus funcionários. Servir aos funcionários significa oferecer condições para que eles possam crescer na empresa e desenvolver o seu potencial. Significa saber ouvi-los, saber orientá-los, saber motivá-los – enfim, saber liderar.

O líder que espera ser servido sem jamais servir não é um líder: é um impostor, mais interessado em jogos de poder do que em liderança eficaz. E os efeitos negativos disso logo se farão sentir no desempenho dos funcionários e da própria empresa.


“O maior exemplo de líder servidor que conhecemos foi Jesus Cristo. James C. Hunter fala bem dessa liderança em seu livro O monge e o executivo; Conhecer a diferença entre autoridade e poder é essencial para qualquer líder!"

terça-feira, 9 de setembro de 2008

09 de Setembro - Dia do Administrador


O administrador é aquele profissional que planeja, organiza, coordena e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e conseqüentemente, da sociedade em geral.

No dia 09 de setembro se comemora o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições.

Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68.
PARABÉNS A TODOS OS ADMINISTRADORES DESSE PAÍS! ! !

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Suas atitudes determinam seu sucesso


Os bons profissionais são aqueles que mesmo diante da adversidade acreditam que podem se superar sempre, pois envolvem toda a empresa na busca por resultados e pela superaçãoVocê sabe o que destrói suas chances de vitória? Pouca gente se dá conta de que um profissional entra em crise em sua carreira, quando simplesmente ele se acomoda. A acomodação é a pior inimiga do bom profissional. É preciso saber que o sucesso "engorda" o cérebro. A pessoa para de pensar e relaxa, pois acha que já descobriu a fórmula da vitória. Por isso, é muito raro ver pessoas que permanecem sempre evoluindo e arriscando. Muita gente perde a maior parte de seu tempo alimentando o próprio ego, sem conseguir olhar o que acontece a sua volta. Essa atitude é crucial, porque insere o profissional numa "redoma de vidro", incapaz de conviver em grupo e culpando os outros por sua infelicidade. E quando a crise chega, o abalo é tão grande, que a simples tentativa de se reerguer transforma-se em um pesado fardo. Os bons profissionais e equipes campeãs são aqueles que mesmo diante da adversidade acreditam que podem se superar sempre e saem das crises com maturidade, pois envolvem toda a empresa na busca por resultados e pela superação. Derrotas vão fazer parte cada vez mais da vida dos campeões. Só quem não for para o campeonato mundial é que não vai perder nenhum jogo. Aprender com as derrotas é mais importante do que ganhar todas as partidas.O campeão sabe que derrotas fazem parte da vida. Tem sabedoria para aprender com os erros. Sabe ser tão grande nas derrotas quanto nas vitórias. Nossa tendência é pensar que o nosso problema é o maior do mundo. Certamente, é assim com todas as pessoas. Mas as dificuldades não são baseadas no tamanho dos problemas, e sim nas soluções criadas. Se sua vida não está de modo como gostaria, dê um jeito de transformá-la. É maior presente que pode dar a si mesmo.Não podemos simplesmente deixar a pressão desses tempos nos afundar. Não podemos simplesmente deixar que as crises nos paralisem. O mundo exige uma postura inédita, um modo original de olhar. Resultados são sempre conseqüência de muita dedicação, boas estratégias e, principalmente, prazer de viver.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

DICA DE LIVRO: O FAXINEIRO E O EXECUTIVO


RESENHA: Um executivo cercado de pressão, tanto na vida profissional quanto na pessoal, tem sua maneira de encarar a vida mudada quando o faxineiro de sua empresa ensina seis princípios básicos para viver plenamente. Uma fábula moderna, que traz valores que devem ser não somente lidos, mas seguidos no dia-a-dia.


Comentário pessoal: O que me chamou atenção a comprar esse livro foi a capa (rsrsrs). Mal sabia eu que o conteúdo dele era expetacular, a cada capítulo que eu li, aprendi lições que irei praticar para o resto da minha vida.

RECOMENDO A TODOS ! ! !

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A Simplicidade da Vida de um Bilionário...

Houve uma entrevista de uma hora, na CNBC, com Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, que recentemente fez uma doação de 31 bilhões de dólares para a caridade. A seguir, alguns aspectos interessantes de sua vida.

1. Comprou a sua primeira ação aos 11 anos, e hoje lamenta tê-lo feito tardiamente! As coisas eram baratas naquele tempo... Incentive seus filhos a investirem.

2. Comprou uma pequena fazenda aos 14 anos, com as economias oriundas da entrega de jornais. Pode-se comprar muitas coisas com pequenas economias. Incentive seus filhos a iniciarem algum tipo de negócio.
3. Ainda vive na mesma casa modesta, de 3 quartos , no distrito de Omaha, a qual comprou após se casar, 50 anos atrás. Diz ele que tem tudo o que precisa naquela casa. Sua casa não possui muros nem cercas. Não compre mais do que você 'realmente precisa', e incentive seus filhos a fazerem e pensarem o mesmo.

4. Dirige seu próprio carro para todo lugar, e não tem motorista particular, nem equipe de segurança à sua volta. Você é o que é...
5. Nunca viaja em jato particular, embora seja proprietário da maior companhia aérea privada do mundo. Pense sempre num jeito de realizar as coisas de maneira econômica.
6. Sua empresa, Berkshire Hathaway, possui 63 companhias. Escreve apenas uma carta anual aos principais executivos destas companhias, dando-lhe as metas para o ano. Nunca promove encontros nem os convoca habitualmente. Nomeie as pessoas certas para as missões certas.
7. Transmitiu aos seus executivos somente duas regras: Regra nº 1: não perca nenhum centavo do dinheiro de seu acionista. Regra nº 2: não se esqueça da regra nº 1. Estabeleça metas e certifique-se de que as pessoas nelas se concentrem.
8. Não costuma freqüentar a alta-sociedade. Seu passatempo, após chegar em casa, é fazer ele mesmo um pouco de pipoca e assistir a televisão. Não tente se mostrar, simplesmente seja você mesmo e faça aquilo que gosta de fazer.
9. Warren Buffet não usa telefone celular, nem tem computador so br e sua mesa.
10. Bill Gates, o homem mais rico do mundo, encontrou-se com ele, da primeira vez, cinco anos atrás. Bill Gates achava que nada tinha em comum com Warren Buffet. Portanto, programara seu encontro apenas por meia hora.No entanto, quando Gates o encontrou, este encontro perdurou por dez horas, e hoje em dia, Bill Gates o considera o seu guru.
Seus conselhos aos jovens:'Fique longe de cartões de crédito e empréstimos bancários, invista o seudinheiro em você mesmo, e lembre-se:
A. O dinheiro não cria o homem, mas é o homem quem criou o dinheiro.
B. Viva a sua vida da maneira mais simples possível.
C. Não faça o que os outros dizem - ouça-os, mas faça aquilo que você se sente bem ao fazer. D. Não se apegue às grifes famosas; use apenas aquelas coisas em que você se sinta confortável.
E. Não desperdice o seu dinheiro em coisas desnecessárias; ao invés disto, gaste nas coisas que realmente precisa.
F. Afinal de contas, a vida é sua ! Então, por que permitir que os outros estabeleçam leis em sua vida ?'
"As pessoas MAIS FELIZES NÃO TEM, necessariamente, as 'MELHORES' COISAS. Elas simplesmente APRECIAM aquilo que tem".