segunda-feira, 30 de junho de 2008

A Boa Conversa é Uma Arte

Você já parou para pensar quantas coisas na vida dependem de uma boa conversa? O fechamento de um negócio, a resolução de um conflito, o início de um novo relacionamento – ou mesmo a manutenção de relações já existentes -, a consolidação de parcerias, o apoio para projetos e idéias... As portas de acesso a todas essas metas podem ser abertas por meio de um diálogo franco e honesto, no qual você expõe sua mensagem com convicção e segurança. Contudo, para transformar esse diálogo numa boa conversa é preciso ir um pouco mais além. É necessário dominar a arte da conversação. E você sabe que conseguiu isso quando percebe que as pessoas sentem prazer em conversar com você. Um exemplo do que estou dizendo, e que entrou para o anedotário de Hollywood, tem como protagonista o lendário produtor cinematográfico Sam Goldwyn, um dos fundadores da MGM. Certa vez, Goldwyn reuniu-se com um roteirista a fim de ouvir suas idéias sobre um novo filme. O roteirista, porém, expressava-se de uma forma tão enfadonha que Goldwyn caiu no sono bem no meio da reunião. Ofendido, o homem acordou-o e disse: “Eu estou lhe pedindo sua opinião sobre a minha idéia e o senhor pega no sono?” Ao que Goldwyn replicou: “E dormir não é uma opinião?”

sábado, 28 de junho de 2008

SAIR DO VERMELHO


1) Jamais use o cheque especial ou o pagamento parcial do cartão de crédito. Peça empréstimos no banco, que saem mais baratos;
2) Passe a controlar os saldos de seu cartão de crédito com mais frequência, pelo menos a cada 10 dias, para que deixe de gastar além do esperado;
3) Tenha uma idéia do tamanho de seu problema: a primeira coisa a fazer é anotar TODOS os gastos do mês, inclusive os gastos pequenos, para descobrir de onde cortar;
4) Elabore um plano radical de enxugamento de gastos na maior intensidade possível, para que a dívida seja amortizada de uma vez. Não adianta ir pagando aos pouquinhos, pois os juros voltam a aumentar rapidamente a conta que você já pagou;
5) Quanto mais intenso for o corte de gastos e menor o tempo necessário para isso, menores serão os desgastes no relacionamento familiar;
6) Acabe de vez com a tentação das compras a prazo;
7) Use todos os tipos de poupança que você tem. Não adianta estar com investimentos e perder mais com os juros da dívida. O mesmo vale para bens como terrenos e imóveis à espera de valorização;
8) Fuja de atividades de lazer que custam. Aprenda a valorizar as coisas preciosas da vida que não custam nada, como um passeio ao ar livre ou uma reunião com amigos ou com a família;
9) Enquanto não conseguir quitar toda a dívida, substitua-a por outras mais baratas, como antecipação de restituição de Imposto de Renda ou venda do automóvel e compra de outro parcelado. Use todo o dinheiro da venda para reduzir a dívida.
10) Divida seu plano de ajuste com a família. É importante que todos estejam engajados, para que haja maior co-motivação.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

TIM quer ser pioneira em trazer o iPhone ao Brasil


Operadora quer desbancar Claro e Vivo na corrida pelo lançamento e trazer o smartphone da Apple o mais rápido possível ao país
A TIM está disposta a desbancar Claro e Vivo no cobiçado lançamento do iPhone no Brasil. Segundo a operadora, nenhuma das duas concorrentes tem exclusividade em comercializar o aparelho da Apple no país, e a TIM também pretende entrar na briga “o mais rápido possível”.
A Claro pretende trazer o iPhone 3G no segundo semestre, simultaneamente a outros países da América Latina. Já a Vivo informou que a Telefônica, uma de suas controladoras, fechou um acordo para distribuir o aparelho em 15 países, sendo 11 da América Latina, incluindo o Brasil.
Segundo a TIM, nem Claro e nem Vivo devem conseguir lançar o iPhone antes de outubro, prazo em que deve sair a homologação do aparelho junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Na primeira quinzena desse mês, Steve Jobs, presidente da Apple anunciou a versão 3G do iPhone. Entre as funcionalidades do novo aparelho estão o GPS incluído – com a possibilidade de mapeamento e rastreamento em tempo real – e a capacidade de 5 a 6 horas para navegação na internet em alta velocidade. Segundo Jobs, o iPhone 3G consegue abrir um arquivo anexado em 5 segundos, bem mais rápido do que os 18 segundos exigidos pela tecnologia anterior EDGE, ou 2G.
O preço máximo estimado para o iPhone ao redor do mundo será de 199 dólares para o modelo de 8GB de armazenamento.

Os Limites de Cada Um

A mensagem de hoje é especialmente destinada aos workaholics, ou os viciados em trabalho. Certa vez o publicitário Washington Olivetto disse em uma entrevista que trabalhar em excesso a ponto de perder os fins de semana e todo o seu tempo livre não é exatamente um mérito, mas um sinal de incompetência. É preciso saber distinguir se você está trabalhando demais porque precisa, porque não está conseguindo organizar seu tempo de forma adequada ou porque está assumindo mais compromissos do que é capaz de cumprir. Se o descanso não é uma de suas prioridades, deveria ser. Quem nunca tem tempo de relaxar e dedicar-se a algum hobby ou interesse pessoal não consegue recarregar as baterias e encontrar a energia e a criatividade necessárias para lidar com os desafios do dia-a-dia de forma produtiva. E acaba se tornando prisioneiro de um círculo vicioso: trabalha demais porque não consegue dar conta de tudo e não consegue dar conta de tudo porque trabalha demais.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Dançar para recarregar a bateria do celular

Em caso de a bateria do celular ficar descarregada, basta dançar, literalmente, para resolver o problema. Essa é a idéia de um produto desenvolvido pela operadora de celular Orange e a empresa GotWind, especializada em energias renováveis --o aparelho é um carregador que usa a energia da dança para carregar o telefone.
Segundo a Orange, o produto será testado no festival Glastonbury, um dos maiores de música e artes da Inglaterra, que começa em Somerset na próxima sexta-feira (27). Os protótipos têm o mesmo peso de um telefone e o tamanho de uma embalagem de baralho.
Preso ao braço do usuário, o produto utiliza um sistema de pesos e imãs que fornece corrente elétrica para carregar uma bateria, que pode ser usada posteriormente para recarregar o celular. "Nós queríamos criar um produto divertido, atraente e interativo, que pode estimular os usuários a dar risada enquanto carregam o celular e, ao mesmo tempo, testar um novo protótipo eficiente em energia", afirma Hattie Magee, diretora de parceiras na Orange do Reino Unido.


"QUERO VER AS MENINAS DA MC TELECOM DANÇANDO PARA DAR A CARGA INICIAL NA BATERIA QUANDO FOR VENDER UM CELULAR DESTE MODELO".

Conhecer para vender

Uma coisa que todo bom vendedor deve saber é que as técnicas de vendas não passam de acessórios. Elas podem ser úteis, claro, mas decorar um punhado de técnicas não faz de ninguém um grande vendedor. Robert Woodruff, o homem que presidiu a Coca-Cola durante décadas e a transformou em um império, foi direto ao cerne da questão quando disse: “O vendedor precisa conhecer e estudar a si próprio. Sua personalidade precisa ser autêntica. Não pode ser ardilosa e superficial. Os maiores vendedores têm sido capazes de projetar a si mesmos – isso se chama vender-se”. Esse é o principal desafio a ser enfrentado por todos aqueles que buscam o sucesso nas vendas.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Nokia entra na briga com iPhone, Google e MS

A Nokia anunciou que vai comprar as participações de outros acionistas na produtora britânica de software para celulares Symbian e permitirá o uso de seus programas livre de royalties para responder a novos rivais como o Google. "A decisão é uma resposta astuta às crescentes ameaças de outros provedores de software para celulares", disse Geoff Blaber, do grupo britânico de pesquisa CCS Insight, mencionando a LiMo Foundation, que produz software de código aberto para celulares, além do Google e Apple.
O software da Symbian é usado em dois terços dos celulares inteligentes --aparelhos com capacidades semelhantes às dos computadores-- e em 6% dos celulares como um todo, mas novas plataformas como a Android, do Google, e o iPhone, da Apple, podem desafiar seu domínio.
No momento, o rival mais próximo da Symbian é o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft .
"Isso coloca muita pressão sobre a Microsoft no exato momento em que eles estão tentando encontrar espaço no mercado de consumo", disse Carolina Milanesi, analista do Gartner Group.
"Preços mais baixos são aquilo que as operadoras de telefonia móvel e o mercado precisam para promover maior adoção dos celulares inteligentes e o corte do royalty é um avanço nessa direção. Para as operadoras, é uma boa alternativa ao Android", disse ela.
A Nokia, que fabrica 40% dos celulares vendidos em todo o mundo, pagará 264 milhões de euros (US$ 410 milhões) pelos 52% da Symbian que ela ainda não controla, anunciou a empresa na terça-feira.
A empresa finlandesa também anunciou que ela e outros grandes fabricantes de celulares, bem como operadoras de telefonia móvel tais como AT&T, NTT DoCoMo e Vodafone, e fabricantes de chips como a Texas Instruments e a STMicroelectronics, formaram a Symbian Foundation para desenvolver ainda mais o software.
A Nokia contribuirá com a Symbian e seu software S60 para a fundação, enquanto outros membros oferecerão seus sistemas UIQ e MOAP a fim de criar uma nova plataforma Symbian conjunta em 2009.

terça-feira, 24 de junho de 2008

O Aprendizado Valoriza a Conquista

Um jovem empreendeu uma longa jornada rumo a um mosteiro, com a intenção de se tornar um monge. Ao chegar, um monge idoso lhe perguntou o que ele tinha visto durante a viagem. O jovem respondeu que não se lembrava: ele tinha tanta pressa de chegar ao mosteiro que não havia prestado atenção no caminho. O velho então lhe disse para refazer sua viagem de maneira que ela levasse o dobro do tempo. Só depois de aprender a desfrutar da jornada ele estaria pronto para se tornar um monge. Nossa vida profissional também é uma jornada. Se ficarmos o tempo todo correndo de um objetivo para outro, sem desfrutar e apreciar o processo que isso envolve, nossas vitórias irão parecer cada vez mais fugazes e insatisfatórias. Só o aprendizado valoriza a conquista.

Dez atitudes para elevar o astral no trabalho

Enquanto a promoção não vem e os tempos são de downsizing, corte de custos e enriquecimento de cargos com novas tarefas e atribuições, que tal entender algumas pequenas coisas que podem ser grandes diferenciais na nossa carreira? Embora as características técnicas de cada profissional estejam mais ou menos equiparadas, o nosso modo de ser e nossas atitudes podem fazer a diferença quando mais necessitamos, melhorando nossa vida e a de outros à nossa volta. Vejamos, pois, dez dicas para o dia–a–dia nas empresas em tempos de crise:

1. Fale com todos com educação e cordialidade. Seja solidário e ajude com a real intenção de resolver os problemas quando solicitado - e quando possível. Apenas faça com boa vontade e não espere retorno por seus atos.
2. Responda aos e–mails de todos sempre, não apenas quando interessa ou quando foi o chefe que os enviou. Seja simples, direto e educado.
3. Aprenda a incluir os outros na conversa quando o seu interlocutor estiver acompanhado. É deselegante e grosseiro ignorar outras pessoas (principalmente só olhando para uma delas) ao falar no meio de um grupo. Afinal, se fosse algo particular seria mais adequado esperar para tratar a sós, não acha?
4. Quando possível, evite limitar–se a um pequeno grupo de "parceiros" dentro do próprio departamento. É recomendado ter um bom relacionamento com todos e focar–se no trabalho com profissionalismo e ética.
5. Quando trabalhar em equipe, aja com naturalidade e esteja aberto às críticas e opiniões alheias. Use a razão para mostrar que seu ponto de vista está correto, caso necessário, com argumentos sólidos e precisos. Se tiver que buscar fontes, vá em frente.
6. Fique longe das fofocas e conversas paralelas de corredor. A impressão de boicote, armação ou preconceito contra o trabalho de outros é altamente destrutiva para qualquer ambiente corporativo.
7. Se tiver problemas de relacionamento com alguém que trabalha com você, o mais adequado a fazer é falar diretamente com essa pessoa para resolver as dúvidas ou mal–entendidos e esclarecer a situação. Terrível é comentar por trás e tornar aberto para outros colegas algo que poderia se acabar com uma boa conversa.
8. Levante a cabeça se tiver que falar algo pessoal ou mais delicado com seu chefe. Nada de ter medo ou se deixar levar pelos comentários dos demais colegas. Tenha seu feeling e sua sinceridade, levando (ou buscando) possíveis soluções para a situação.
9. Jamais comente o erro de algum colega ou um desafeto. Saiba separar o lado pessoal do profissional e deixe seu chefe ser chefe!
10. Lembre a cada dia que o mundo gira mesmo e o tempo passa. É muito melhor ser humilde e atuar com responsabilidade para que as coisas fiquem um pouco melhor à nossa volta. Como todos temos altos e baixos, prefira ter essa boa consciência a tentar correr mais tarde para reparar possíveis deslizes, quando tudo e todos já ficaram para trás.